III Encontro de Futebol Adaptado

Desportivismo, união e integração são os valores que marcam o 2º Encontro de Futsal Adaptado de Aveiro, iniciativa organizada pela Associação de Futebol de Aveiro, em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol, a Câmara Municipal de S. João da Madeira, a CERCI S. João da Madeira e a ANDDI Portugal, que valoriza a prática desportiva das pessoas portadoras de deficiência.

Foi um dia repleto de futsal, convívio e promoção da igualdade e da inclusão. O Torneio de Futsal Adaptado da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), organizado em parceria com a Câmara Municipal de São João da Madeira, voltou a realizar-se no Pavilhão das Travessas, envolvendo 14 equipas em representação de várias instituições, num total de 164 atletas participantes.

"Estamos aqui perante atletas que têm os mesmos direitos", sublinhou José Neves Coelho, presidente da AFA, naturalmente satisfeito pela retoma do evento após três anos de suspensão.

"Sabemos que esta iniciativa marca de forma positiva e única todos os participantes e permite-lhes partilhar de forma entusiasta uma alegria pura e natural”, acrescentou o responsável através das redes sociais. 

Na mesma linha, Carlos Miragaia, membro do Gabinete Técnico da AFA, sublinhou que "é muito especial podermos olhar para o futebol e futsal como algo a que todos têm direito" e destacou "a amizade, o companheirismo e a cooperação" como "os valores que queremos implementar com esta iniciativa".

"Os sorrisos e os afetos conquistados mostram-nos que estamos no caminho certo", defendeu.

Também presente na iniciativa esteve José Fonseca, chefe de gabinete da Câmara Municipal de São João da Madeira, que ressalvou que "é possível praticar desporto independentemente da condição de cada um". 

"Estes eventos são importantes e interessantes porque fazem-nos olhar para uma realidade diferente de uma forma igual", apontou.

Artigos relacionados

Desde 1979 a promover o desenvolvimento social, familiar e profissional das pessoas com deficiências e incapacidades, maximizando as suas potencialidades e optimizando a sua qualidade de vida e bem-estar.
A CERCI S. João da Madeira (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades, C.R.L.) é uma cooperativa de utilidade pública e solidariedade social.