Construção de um painel com o Eco-Código
Elaboração de um meio de divulgação dos princípios de atuação da CERCISJM no que respeita à proteção ambiental através de uma linguagem visual passível de ser compreendida por todas as pessoas.
O objetivo principal é sensibilizar os(as) utentes, colaboradores(as) e usuários(as) dos espaços da CERCISJM para a importância dos temas relacionados com a Ecologia e o seu impacto na vida das pessoas e do Planeta.

Eco-Código da CERCI S. João da Madeira
Slogan Eco-Código:
Para salvar o planeta, não há varinhas de condão, o futuro está na nossa mão!
Ações do Eco-Código:
- Está nas minhas mãos…
… não desperdiçar, e a água desligar…
… reciclar, e os lixos separar…
… poupar, e as luzes desligar…
… optar, e mais vezes a pé andar…
… racionar, e as tomadas desligar…
… respeitar, dos rios e das florestas cuidar…
… preservar, a televisão desligar…
A evolução da consciência ecológica!
Hoje, dia 27 de junho, realizamos mais um Eco Conselho, o último do Ano Letivo 2024/2025.
Pudemos fazer um balanço de todas as atividades por nós implementadas e concluímos que estamos cada vez mais conscientes de que podemos agir de forma protetora para com o nosso planeta. Desde que encetamos esta caminhada no Eco Escolas, a nossa consciência tornou-se mais ecológica!
Um dos nossos objetivos é incluir as nossas famílias nesta caminhada ecológica. E, por isso, para o ano letivo de 2025/2026, já propusemos atividades para que as nossas famílias possam colaborar connosco, em prol de um Planeta mais sustentável!
Aguardem Novidades para o Próximo Ano!
Hoje recebemos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, numa visita marcada pela partilha de histórias, afetos e olhares cheios de significado.
Foi um encontro feito de palavras simples, mas cheias de valor, onde o respeito, a escuta e a empatia estiveram presentes.
Momentos como este reforçam a importância de ligar a escola à comunidade, promovendo valores de inclusão, solidariedade e respeito pela diversidade de cada percurso de vida.
Agradecemos, com enorme carinho, a vossa visita!
A CERCI São João da Madeira participou, como é habitual, no evento “Cidade no Jardim”, no Stand 12, entre os dias 5 e 10 de junho e com uma apresentação no dia 10 de junho, pelas 16h30, no Jardim Municipal de São João da Madeira, pretendendo valorizar a expressão artística, a criatividade e a inclusão na comunidade.
Agradecemos, de coração, a todas as pessoas que visitaram o nosso stand, demonstraram interesse pelo nosso trabalho e contribuíram para tornar esta edição da cidadenojardim ainda mais especial!
Foi um prazer fazer parte deste evento promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, onde pudemos partilhar um pouco do que somos e do que fazemos.
Seguimos motivados, com a mesma dedicação de sempre e com o coração cheio.
Contamos convosco no próximo ano!
Hoje à tarde celebrámos o Dia da Família com um piquenique muito especial, repleto de partilhas, sorrisos e momentos felizes entre utentes, famílias e equipa da Cerci.
Foi um dia de convívio e proximidade, onde reforçámos os laços que nos unem e celebrámos o que temos de mais importante: as pessoas.
Agradecemos a todos os que participaram e contribuíram para tornar este dia inesquecível!
Hoje realizámos uma significativa ação de limpeza na Praia de Esmoriz, no âmbito do Projeto Eco Escolas. Esta iniciativa contou com a valiosa colaboração da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Ovar e envolveu utentes, colaboradores e famílias da nossa instituição.
Juntos, recolhemos e pesámos cerca de 18 kg de lixo, contribuindo ativamente para a preservação do nosso litoral e a promoção de boas práticas ambientais. Foi um momento de grande partilha, onde reforçámos o espírito de entreajuda, a consciência ecológica e o compromisso com a sustentabilidade.
Agradecemos a todos os participantes e parceiros por tornarem esta ação possível e tão inspiradora.
“Cuidar da praia é cuidar do futuro” Foi este o sentimento que levámos connosco!
Hoje foi dia de reflexão e planeamento!
Reunimos novamente o nosso Eco Conselho para fazer um balanço das ações já concretizadas em prol da sustentabilidade e definir os próximos passos.
Entre os temas abordados, destacaram-se as boas práticas já implementadas, os desafios que encontrámos e as iniciativas que queremos continuar a desenvolver com a colaboração de toda a comunidade.
A sustentabilidade é um caminho contínuo, feito de pequenos gestos que fazem a diferença. Seguimos juntos por uma CERCI cada vez mais ecológica, responsável e inclusiva!
Na CERCI São João da Madeira, celebrámos este dia com uma atividade simbólica de desenho de silhuetas.
Cada linha representa uma pessoa, uma história, um direito.
A diferença não nos separa,enriquece-nos!

